quarta-feira, 15 de agosto de 2007

O que é o apostolado da oração.



O apostolado da oração constitui a união dos fiéis que por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntaram ao sacrifício Eucarístico no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e desta forma, pela união vital com Cristo da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo.
Todo apostolado externo deve estar unido à oração e ao sacrifício a fim de que em virtude do sacrifício da Cruz, contribua para a edificação do Corpo de Cristo.
O apostolado da oração atribui singular importância ao culto do Coração de Jesus, pela qual os fiéis, penetrando mais profundamente no mistério do amor de Cristo e daí participando mais estreitamento do mistério pascal do Senhor, corresponde ao amor com que nosso salvador, imolando-se pela salvação do mundo, do seu coração transpassado deu vida à Igreja.
Por isso o apostolado da oração insiste no oferecimento cotidiano, pelo qual cada um oferece a si próprio a Deus, por Cristo a saber todas as orações, trabalhos sofrimentos e alegrias, pelas necessidades da Igreja e ainda pela salvação do mundo inteiro.
Oferecidas piedosamente ao Pai, juntamente com a oferenda do corpo
Do Senhor, na celebração da Eucaristia. Deste modo também os leigos, como adoradores agindo santamente em toda a parte, consagram a Deus o próprio mundo.
Entretanto, tendo o Senhor, instituído o sacrifício Eucarístico em forma de banquete, não só participam da celebração Eucarística freqüentemente e até cada dia, se possível, mais recebem nela o corpo do Senhor sacramento de piedade, sinal de unidade e vínculo de caridade.
Cristo por amor não somente entregou sua vida por nós senão também nos incorpora no mistério de sua vida e nos transforma numa geração eleita e num sacerdócio real.
O amor de Cristo está principalmente representado no seu Coração, o apostolado da oração se empenha com o ardor para que seus membros se familiarizem com a prática e com a espiritualidade do culto do Coração de Jesus.
Os membros do apostolado da oração veneram com filial amor a Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, ligada tão intimamente à obra da Redenção o culto de Maria Santíssima , especialmente o litúrgico, lembrados de que a união imediata dos fiéis com Cristo não é de modo algum impedir mas antes facilitada pela devoção à sua Mãe.
O dever de orar com fervor e sem interrupção para que o mundo, libertado por Cristo que pela cruz e ressurreição destruiu o poder do maligno se transforme de acordo com os desígnios de Deus e atingir a sua perfeição.
Seguindo o exemplo da Igreja que não cessa de receber o pão da vida na mesa tanto da palavra de Deus como do corpo de Cristo.
Sobre o apostolado dos leigos,formados por uma espiritualidade mais intima do Coração de Jesus, penetrem mais profundamente no mistério de Cristo e aprendam a unir a oração e a ação; de tal modo que possam não só exercer o apostolado pelo testemunho da vida mas também, pela palavra reconduzir a Cristo os descrentes e levar os fiéis a uma vida mais fervorosa.
Quanto aos zeladores, porém, procurem os direitos que entre eles se observe pelo menos aquela forma de organização que se exige para o exercício do apostolado ordenado.

Nenhum comentário: